sexta-feira, 5 de março de 2010

Noite de cinema

No meu tempo de estudante, na altura em que ficar acordado até tarde era mais que habitual, quase um ritual, a noite da entrega dos Oscars não era excepção. Era uma noite diferente, sentado em frente à TV, a comer qualquer coisa que apanhasse à mão, embora geralmente fosse chocolates, batatas fritas, enfim, coisas claramente saudáveis, e a vibrar com cada declaração do vencedor.

Agora já não é assim... por algumas razões. Por um lado, a noção que a eleição de O melhor está muito ligada ao "desporto" mais praticado nos EUA, o lobby. Os grandes estúdios apostam milhões para que o seu filme esteja na lista da frente da corrida aos Oscars por isso, só por si, representa depois um acréscimo do número de espectadores nas salas de cinema e na compra de DVDs, etc. Não gosto destes esquema. Por isso começei a dar mais atenção aos prémios de cinema menos pomposos, aos outros festivais que ao longo do ano se realizam. É claro que estes também não estão livres de sofrerem do mesmo mal, agora ou no futuro, mas como são menos famosos, e talvez mais independentes de Hollywood, talvez se consiga ter um rigor maior na escolha dos nomeados e vencedores. Por outro lado, não ando com pachorra para estar a bater com a cabeça no teclado o dia todo de 2ª feira e a matar neurónios (aqueles que me ajudam a escolher quais os bons filmes a ver, por exemplo) apenas por causa de uns prémios que até posso ver depois (se alguém me gravar :p).

Mas, no outro lado da moeda, está aquela mística em torno do cinema, aquela arte que nos vai fascinando e maravilhando a cada abençoada 5ª Feira e é por isto que não desligo completamente. Dou por mim a contar os dias para a divulgação dos nomeados e dou por mim a contar as noites que faltam para a entrega dos prémios, apesar de saber que não vou assistir à cerimónia em directo e que só irei conhecer os vencedores assim que acordo com o meu rádio-despertador "E ontem foi a grande dos Oscares. O grande vencedor desta edição foi .... Avatar.". É previsível não? Aqui vão as minhas apostas, a vermelho, e os meus desejos, a azul :)

Sem comentários: